• Segunda-Feira - Sexta-Feira - 9.00 - 18.00

Formação de Manobradores de Empilhador

Formação de Manobradores de Empilhador

A formação de operadores de empilhadores tem como principal objectivo a prevenção de acidentes inerentes á utilização e manuseamento correcto e em segurança dos empilhadores.

Para evitar o manuseamento incorreto dos empilhadores, colocamos á disposição à sua disposição cursos para operadores de empilhadores, afim de prevenir acidentes, anomalias nos equipamentos, melhorias nos tempos de cargas e ainda evitar de colocar em perigo os colaboradores da sua empresa. Ao promover formação aos seus colaboradores, está a contribuir para uma maior rentabilidade, redução dos custos de manutenção e aumento da segurança.

Principais objectivos:

  • Permitir às empresas/ organizações demonstrar o cumprimento da Lei de Prevenção de Riscos Laborais;
  • Reduzir os riscos de acidentes pessoais directos e indirectos;
  • Conhecer as regras de segurança na movimentação de cargas;
  • Proporcionar a prática de condução e manobra de máquinas, em diversas condições operacionais;

Abordam-se as medidas preventivas e de proteção aplicáveis com o objetivo de promover a segurança e evitar o acidente ou, quando isto não for possível, pelo menos minimizar os seus efeitos.

A ação de formação foi elaborada tendo como principal objetivo reunir competências nos formandos para conduzir um empilhador em segurança, evitando o acidente, através da consciencialização sobre os perigos e riscos a que os trabalhadores estão expostos aquando a condução de um empilhador. Para isso são indicadas as normas de segurança e boas práticas aplicáveis, de forma a eliminar ou minimizar esses mesmos perigos.

A ação de formação não só permitirá maximizar a produtividade como também poderá constituir um meio de redução dos acidentes de trabalho, o que constitui uma mais-valia para a empresa.

O Dec. Lei 50/2005 relativo às prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho refere: “… os equipamentos de trabalho automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados…”

O Código do Trabalho, Lei 7/2009, no seu artº 127º refere que o empregador deve: “…Contribuir para a elevação da produtividade e empregabilidade do trabalhador, nomeadamente proporcionando–lhe formação profissional adequada a desenvolver a sua qualificação…”. Refere ainda, no seu artº 133.º que o conteúdo da formação contínua é determinada por acordo ou, na falta deste, pelo empregador, caso em que deve coincidir ou ser afim com a atividade prestada pelo trabalhador.

No final da ação, os formandos ficarão aptos a:

  • Identificar os principais componentes de um empilhador.
  • Saber como funciona um empilhador, referindo os fatores de estabilidade.
  • Identificar as regras de condução e circulação de um empilhador.
  • Conduzir um empilhador, aplicando as regras de condução/circulação e normas de segurança.
É esperado que no final da presente ação de formação, os formandos, para além de aumentarem os seus conhecimentos, efetuem as suas tarefas de modo mais correto e menos perigoso.